terça-feira, 5 de maio de 2020

Das pessoas que encontramos pela vida

"Somos confluência de influências" ... 
... penso assim já faz um certo tempo, apesar de não poder mensurar as influências é inegável o impacto de certos encontros em nossas vidas. Nos últimos anos passei a ver os encontros de uma maneira diferente ... hoje valorizo a importância do tempo e das circunstâncias, contudo, sem desconsiderar que alguns encontros são impactantes e determinantes na vida. Em meu caso, se não fosse aquele professor de geografia e aquele de história do ensino médio eu não teria cursado geografia na universidade, não teria conhecido aquela amiga que ao me levar pela primeira vez em uma caverna me fez querer estudá-las ... o que me levou a conhecer outros amigos, a explorar cavidades naturais, a descobrir paisagens lindas, a morar na maior metrópole da América do Sul, a ser uma cientista ... me conduzindo a muitos outros lugares no mundo que nunca imaginei que conheceria e viveria. Foi com essas andanças que comecei a perceber melhor o impacto de alguns encontros e a valorizar mais o tempo que se resolve dedicar a eles. Isso é fato, nossas relações se desenvolvem na medida em que dedicamos tempo para construí-las, sem isso, estas não se sustentam e desvanessem. Talvez por incapacidade ou pelas circunstâncias sinto que não dediquei tempo no prolongamento de alguns encontros .... Seria talvez porque no fundo eu soubesse da distância espacial que se daria inevitavelmente...?. Quando a gente passa a morar em lugares diferentes resultam ocorrer sentimentos estranhos com relação ao tempo e aos encontros, como o que poderia ter ocorrido e que pelas novas circunstâncias algumas situações jamais voltaram a ocorrer ... Me refiro a coisas simples, de não poder ter desfrutado uma companhia porque estava cansada, ou estudando, ou sem ânimo, ou qualquer outro motivo ... o passar inexorável do tempo passou a me impactar mais, a perceber que os momentos realmente são únicos e que um conjunto de fatores confluem para que estes ocorram, desperdiçá-los é irreversível. Além disso, ao conhecer tanta gente viajando pelo mundo inevitavelmente encontramos seres com as quais nos identificamos, que nos influencia, no modo de pensar, no modo de agir, que gostaria de passar mais tempo com eles. Talvez o problema seja eu, talvez eu me apegue demais a algunas companhias que desfruto ... mas o fato da distância ser inevitável é muito doloroso e é isso o que mais fere minha alma. É a saudade e nostalgia lacerante. Procuro me confortar com saber que hoje sou o que sou e penso o que penso por ter tido a possibilidade desses encontros em um exato tempo em um determinado espaço edificando-me, o que me conforta é saber que isso sim é permanente e não se perderá jamais.